quarta-feira, 5 de maio de 2010

Quero gritar bem alto, que é pra todo mundo ouvir!!

Diariamente recebo uma média de dois, três emails pedindo ajuda para animais. Amigos pedindo ajuda para cuidar de mais um que tiraram da rua, que estava lá com frio, com fome, com medo, com dor. Ou repassando o pedido de alguém. Todos os dias eu repasso esses emails, com o coração cansado de tanta má notícia. Desgosto, desesperança… e lá vai mais uma má notícia. Raramente, eu ousaria dizer que uma média de 1 pra 100, recebemos uma boa notícia.  A gente vai desanimando, os ombros arcando, o coração ficando pequenininho. Mas nunca desistimos de doar aquele um real praquela rifa, repassar aquele email, e é claro, orar pra São Francisco todas as noites pra que um dia isso seja diferente. Que um dia as pessoas se dêem conta de que vida é vida, não importa se de uma flor, uma animal ou um humano. Que negligência é tão grave quanto qualquer ato de maldade e, acima de tudo, que um pequeno gesto pode ter um poder avassalador, tanto para o mal quanto para o bem.

Em nenhum desses dias, entre setembro do ano passado e hoje, eu deixei de pensar na Nina. Tentar entender o que aconteceu naquele dia* e qual foi o papel dela na nossa vida. Hoje, as coisas fizeram mais sentido.

Essa mensagem é pra você, que precisava de uma forcinha pra voltar a acreditar.

Hoje foi a audiência. A promotoria acusou. O juiz condenou:

8 HORAS DE TRABALHOS COMUNITÁRIOS POR SEMANA, EM INSTITUIÇÕES QUE CUIDEM DE ANIMAIS ABANDONADOS, POR TRÊS MESES.

Podia ter sido preso. Podia ter que pagar do bolso. Podia morrer fuzilado que fosse, nada disso traria nossa Nina de volta. A importância do fato não está na pena, e sim no simples fato de haver uma. É uma vitória, dentro desse mundo inundado de injustiça, de impunidade, de podridão. É uma flor de esperança, no meio do lodo. É o trisquinho de esperança que meus amigos protetores de animais precisam para continuar batalhando. É a certeza que de algo tão vil, nasceu algo útil. É a certeza que eu precisava pra continuar vivendo de que a Nina não viveu, nem morreu, em vão.

Quero aplaudir de pé a atitude do Juiz da cidade de Piracaia que em um momento de luz entendeu a importância daquela punição.  Quero agradecer nosso amigo e advogado Luis Roberto Russo pela brilhante sugestão da pena. Quero reverenciar minha mãe, minha tia e minha prima que enfrentaram o medo da represália e foram atrás da justiça junto comigo. Mas muito mais do que tudo isso, quero agradecer a Deus e a São Francisco pelo fio de esperança que nos concederam.

Hoje vou dormir tranquila, com paz no coração.

Há justiça. Se de cada 10 fascínoras mau-tratadores de animais pelo menos um for punido, nenhum desses animais terá sofrido em vão. Vamos lá, seguir socorrendo, castrando, cuidando, buscando lares, conscientizando. Quem sabe a minha filha, os seus filhos, ou talvez os netos, possam dizer que vivem num mundo onde a vida, em todas as suas formas, é respeitada.

Denunciem, maus-tratos de animais é crime previsto na constituição. Saiba tudo sobre isso aqui. Força, coragem, está tudo nas nossas mãos. Acreditem, eu estive lá.

*Havia escrito um post no dia em que tudo aconteceu e ia republicar, mas me prometi não mais propagar palavras de ódio. Então editei as partes importantes e coloquei aqui, pra dar contexto pra quem não soube o que aconteceu naquele dia, 26 de setembro de 2009.

3 comentários:

Betina disse...

que história inspiradora, de força, e, principalmente, persistência para se agarrar ao que é certo e não desistir, mesmo sabendo que o caminho para se fazer justiça é demorado e tortuoso.
parabéns, mandica! por essas e outras que vc mora no meu coração.
beijos, Betina.

La Bruja disse...

Se a gente desiste antes, aí sim que não consegue! Parabéns pela persistência!!

Julia Toledo Ribeiro Pereira disse...

Nossa Manda, que história arrasadora. Meu coração está doído agora, mas também fortalecido com a força de vocês. Obrigada linda. Saudades. Ju